Há os números...

Há os números...
"Os números governam o mundo" (Platão)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Curiosidades da Matemática


Você sabia?


Que na antiguidade, os babilônios usavam as potências como auxiliares da multiplicação, enquanto os gregos tinham uma especial predileção pelos quadrados e pelos cubos. 



No século III da nossa era, o matemático grego Diofante idealizou as seguintes notações das potências: x para expressar a primeira potência, xx para expressar a segunda potência e xxx para expressar a terceira potência.   


Que o francês François Viète ( 1540—1603), conhecido como “O Pai da Álgebra), foi quem, no século XVI, introduziu os símbolos na matemática, substituindo letras por símbolos. Assim, Viète passou a representar a incógnita por uma vogal.   
A palavra mais pelo símbolo p ( do francês plus) e a palavra menos pelo símbolo m (do francês mains); o traço sobre a letra indica que ela estava sendo usada como símbolo matemático.  
No caso da equação do 2° grau, usava a palavra área para indicar quadrado.Que a passagem da álgebra simbólica, iniciada por François Viète, foi completada por René Descartes, que praticamente criou a notação que usamos até hoje.  


Que no século XVII, o pensador e matemático francês René Descartes ( 1596—1650 ) introduziu as notações x, x², x³, ... para as potências, notações que usamos até hoje. Ele também introduziu o uso das últimas letras do nosso alfabeto ( x, y e z ) para representar as incógnitas, o sinal = para substituir a palavra igual e o símbolo x² para substituir a palavra área. Assim a expressão “ A área é igual a 9” ficou “x² = 9”.

Que os hindus foram os primeiros a usar regras para a extração de raízes quadradas e cúbicas.
 
 


Que a palavra radical vem do latim radix ou ra, que significa raiz. Os árabes, que haviam aprendido a radiciação com os hindus, usavam a palavra hidr para designar os radicais, tradução de uma palavra sânscrita, que significa raiz quadrada.  


Que na Grécia, os pitagóricos já tinham conhecimento do radical desde o final do século V a.C., quando relacionaram a medida da diagonal de um quadrado com a medida do lado desse quadrado.  


Que foi o matemático alemão Leibniz (1646-1716) o primeiro a usar a palavra função com o mesmo sentido que ela é usada atualmente.  


Que outro matemático que viveu na mesma época, o suíço Jean Bernoulli (1667-1748), foi o primeiro a usar notações para uma função de x, sendo Ox a que mais se aproximou da notação atual.  


Que foi o matemático suíço Leonhard Euler (1707-1783) quem mais utilizou a noção de função em seus trabalhos matemáticos.  
Que o número irracional p ( cujo valor na forma decimal é 3,1415926... ) é uma das maiores descobertas na história da matemática.  


Que na Grécia antiga, Arquimedes atribuía a p valor intermediário entre 3 1/7 e 3 10/77 ?  


Que o papiro de Ahmes, escrito cerca de 1500 anos a.C., nos mostra que os matemáticos egípcios utilizavam o valor 3,16 para o número p. Sabe-se também que um matemático chinês, por volta de 480 a.C., chegou a um valor intermediário entre 3,145926 e 3,14927, resultado surpreendente para a época.  


Que entre os matemáticos árabes, destaca-se o cálculo feito por al-Kashi, por volta de 1430, quando escreveu o número p com 16 casas decimais.  
Que também na Europa, no período de 1600 a 1700, o p foi calculado com 30 casas decimais.  


Que atualmente, com os modernos computadores, podemos calcula o valor do número p com mais de 100000 casas decimais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário